Cursos

O Grupem tem realizado diferentes ações que envolvem a tríade pesquisa, ensino e extensão. Dentre as ações, estão os cursos de extensão, que são vinculados a programas de extensão. Os cursos buscam desenvolver a formação de professores da rede pública que ensinam matemática e que atuam desde a Educação Infantil até os Anos Finais da Educação Básica. As ações de formação são desenvolvidas por meio de oficinas pedagógicas, estudos teóricos e metodológicos e ações de ensino em sala de aula.

A seguir, indicamos os cursos que o Grupem realizou bem como alguns detalhes: tema, público alvo, nível de ensino e as produções articuladas com cada um.

 

Estudo sobre localização na Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural (2021)

  • Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil.
  • Nível de ensino: Infantil
  • Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
  • Produto educacional: Em produção.

Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na perspectiva Histórico-Cultural (2020)

  • Tema: Estudos conceituais sobre adição e subtração para os anos iniciais.
  • Nível de ensino: Fundamental.
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
  • Produto educacional: Em produção.

 

Ensino de matemática para a Educação Infantil (2018)

  • Tema: Formas de se abordar e ensinar matemática para crianças da Educação Infantil.
  • Nível de ensino: Infantil
  • Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
  • Produto educacional:

 

Multiplicação e divisão no ensino fundamental (2017)

  • Tema: Diferentes abordagens a respeito do estudo de multiplicação e divisão.
  • Nível de ensino: Fundamental
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
  • Produto educacional:

 

Redescobrindo frações e seus significados (2016)

  • Tema: Estudo e apropriação das ideias de Fração
  • Nível de ensino: Fundamental
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I.
  • Produto educacional:

 

Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas (2015)

  • Tema: Possíveis relações da contação de histórias com o ensino de grandezas e medidas.
  • Nível de ensino: Fundamental
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
  • Produto educacional:

 

Investigações sobre transformações geométricas (2015)

  • Tema: Estudo sobre transformações geométricas.
  • Nível de ensino: Anos finais e Ensino Médio.
  • Público: Professores de matemática dos anos finais e ensino médio.
  • Produto educacional:

 

Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental (2015)

  • Tema: Estudo e apropriação da Geometria para o ensino nos anos iniciais.
  • Nível de ensino: Fundamental.
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental
  • Produto educacional: