Livros

SILVA, Sandra A. Fraga; CÔCO, Dilza (Org.).  Formação de professores e práticas pedagógicas em matemática: vivências em um grupo de pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

Resumo: Este livro sintetiza uma trajetória de trabalho do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica de Matemática (Grupem). Esse grupo conta com a participação de licenciandos de matemática e pedagogia, mestrandos, doutorandos, professores da educação básica e professores pesquisadores do Ifes. No ano de 2021, o grupo completou 10 anos de existência e como forma de comemorar essa data especial, decidiu apresentar parte de seus projetos mais recentes numa composição dos capítulos no presente livro que inicia com a história de constituição do grupo. Ao longo do livro será possível verificar o envolvimento dos integrantes do Grupem em ações de ensino, pesquisa e extensão e o caráter de coletividade presente nessas ações. Um processo contínuo de aprendizagem e estudos visando aprimorar o trabalho docente, que se materializa nas relações de ensino.

 

SILVA, Sandra A. Fraga; CÔCO, Dilza (Org.).  Laboratório de ensino de matemática do IFES/Vitória: história e reflexões de experiências formativas. Vitória, ES: Edifes, 2021.

Resumo: O livro “Laboratório de ensino de matemática do IFES/Vitória: história e reflexões de experiências formativas” foi organizado pelo Grupem em parceria com mestres formados pelo Educimat, licenciandos de matemática e professores pesquisadores. Temos realizado muitas ações no LEM e este livro retrata um pouco disso, traz um histórico do LEM, algumas pesquisas desenvolvidas neste âmbito e relatos de diversas experiências nesse espaço formativo que foram desenvolvidas com a educação básica.

 

SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Roteiro para escrita de relatos de experiência em Educação Matemática. 1. ed. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2020.

Resumo: Este material didático foi elaborado a partir de diversas experiências de orientação dos autores. Detalhamos nossas sugestões para escrita de um relato de experiência no campo da Educação Matemática. Destacamos que não se trata de um único modo no processo de escrita, mas trazemos uma possibilidade de caminho. Esperamos que o material possa ajudá-lo na iniciação da produção de relatos de experiências