Apresentação

Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de
Matemática – Grupem

O Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem) está registrado no Diretório de grupos do CNPq desde o ano de 2011. Trata-se de um grupo do Instituto Federal do Espírito Santo, sediado no Campus Vitória, que realiza encontros semanais com professores pesquisadores do Ifes, licenciandos de matemática e de pedagogia do Ifes, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), além de egressos ligados ao magistério da rede pública de ensino e com profissionais da área técnica do Ifes, campus Vitória. O Grupem desenvolve estudos coletivos, pesquisas relacionadas à prática de ensino de matemática, bem como na área de formação inicial e continuada de professores da educação básica que ensinam matemática, e também ações de extensão. Toma como pressupostos teóricos princípios da abordagem Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético, tendo alguns conceitos como basilares: coletividade, atividade pedagógica, atividade orientadora de ensino (AOE) dentre outros. Em termos de parcerias acadêmicas, integra o núcleo UFSM/UFG/UFRN/UFRGS/IFES que constitui uma unidade de relacionamento da rede Gepape da Universidade de São Paulo, coordenada pelo professor Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.

Entrevista SBEM Espírito Santo

Conheça mais sobre o GRUPEM através da entrevista realizada  por Alex Jordane, da Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Espírito Santo (SBEM) com pesquisadoras do projeto, Sandra Fraga e Dilza Côco.

A logo do Grupem

Após algumas propostas escolhemos a logo apresentada na imagem acima, com um círculo para fazer referência ao processo de ensino e aprendizagem como um contínuo. Os elos que se entrelaçam ao círculo representam as diferentes demandas que integram o processo educativo, como a necessidade de seleção de conteúdos, planejamento intencional da ação, escolha de instrumentos e recursos didáticos, elaboração de tarefas, avaliação e outros aspectos.