Indicações de Leitura

Dossiê: Atividade Orientadora de ensino

Resumo: Trata-se de uma organização de textos que compõem o dossiê Atividade Orientadora de ensino (AOE) do periódico da revista Obutchenie de maio/agosto de 2020. Textos que carregam apropriações de estudos de mais de 30 anos baseados em uma proposta teórico-metodológica para o ensino, em especial de matemática, fundamentada em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, como uma forma de pensar o papel da escola para a formação do humano.

Coletâneas do Observatório de Educação Obeduc – Gepape

  • “ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA”

Resumo: Trata-se de e-books resultantes do projeto de pesquisa em rede “Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e Práticas da Organização do Ensino” (PPOE) viabilizado pelo Programa Observatório da Educação (Obeduc), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS” 

Resumo: Trata-se da coletânea “Princípios e Práticas da Organização do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais” organizada em quatro volumes temáticos, e surge dos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino”.