O Grupem tem realizado diferentes ações que envolvem a tríade pesquisa, ensino e extensão. Dentre as ações, estão os cursos de extensão, que são vinculados a programas de extensão. Os cursos buscam desenvolver a formação de professores da rede pública que ensinam matemática e que atuam desde a Educação Infantil até os Anos Finais da Educação Básica. As ações de formação são desenvolvidas por meio de oficinas pedagógicas, estudos teóricos e metodológicos e ações de ensino em sala de aula.
A seguir, indicamos os cursos que o Grupem realizou bem como alguns detalhes: tema, público alvo, nível de ensino e as produções articuladas com cada um.
Estudo sobre localização na Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural (2021)
- Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil.
- Nível de ensino: Infantil
- Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
- Produto educacional: Em produção.
Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na perspectiva Histórico-Cultural (2020)
- Tema: Estudos conceituais sobre adição e subtração para os anos iniciais.
- Nível de ensino: Fundamental.
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional: Em produção.
Ensino de matemática para a Educação Infantil (2018)
- Tema: Formas de se abordar e ensinar matemática para crianças da Educação Infantil.
- Nível de ensino: Infantil
- Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
- Produto educacional:
Multiplicação e divisão no ensino fundamental (2017)
- Tema: Diferentes abordagens a respeito do estudo de multiplicação e divisão.
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional:
Redescobrindo frações e seus significados (2016)
- Tema: Estudo e apropriação das ideias de Fração
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I.
- Produto educacional:
Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas (2015)
- Tema: Possíveis relações da contação de histórias com o ensino de grandezas e medidas.
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional:
Investigações sobre transformações geométricas (2015)
- Tema: Estudo sobre transformações geométricas.
- Nível de ensino: Anos finais e Ensino Médio.
- Público: Professores de matemática dos anos finais e ensino médio.
- Produto educacional:
Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental (2015)
- Tema: Estudo e apropriação da Geometria para o ensino nos anos iniciais.
- Nível de ensino: Fundamental.
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental
- Produto educacional: