O Grupem tem realizado diferentes ações que envolvem a tríade pesquisa, ensino e extensão. Dentre as ações, estão os cursos de extensão, que são vinculados a programas de extensão. Os cursos buscam desenvolver a formação de professores da rede pública que ensinam matemática e que atuam desde a Educação Infantil até os Anos Finais da Educação Básica. As ações de formação são desenvolvidas por meio de oficinas pedagógicas, estudos teóricos e metodológicos e ações de ensino em sala de aula.
A seguir, indicamos os cursos que o Grupem realizou bem como alguns detalhes: tema, público alvo, nível de ensino e as produções articuladas com cada um.
Estudo sobre localização na Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural (2021)

- Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil.
- Nível de ensino: Infantil
- Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
- Produto educacional: Em produção.
Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na perspectiva Histórico-Cultural (2020)

- Tema: Estudos conceituais sobre adição e subtração para os anos iniciais.
- Nível de ensino: Fundamental.
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional: Em produção.
Ensino de matemática para a Educação Infantil (2018)

- Tema: Formas de se abordar e ensinar matemática para crianças da Educação Infantil.
- Nível de ensino: Infantil
- Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
- Produto educacional: Ensino de matemática e educação infantil: grandezas e medidas
Ensino de matemática e educação infantil: números naturais


Multiplicação e divisão no ensino fundamental (2017)

- Tema: Diferentes abordagens a respeito do estudo de multiplicação e divisão.
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional: Ações envolvendo multiplicação e divisão em formação continuada de professores dos anos iniciais

Redescobrindo frações e seus significados (2016)

- Tema: Estudo e apropriação das ideias de Fração
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I.
- Produto educacional: Formação contínua de professores dos anos iniciais sobre frações: uma proposta a partir da abordagem histórico-cultural
Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas (2015)

- Tema: Possíveis relações da contação de histórias com o ensino de grandezas e medidas.
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional: Literatura e matemática : relações possíveis no ensino de grandezas e medidas

Investigações sobre transformações geométricas (2015)

- Tema: Estudo sobre transformações geométricas.
- Nível de ensino: Anos finais e Ensino Médio.
- Público: Professores de matemática dos anos finais e ensino médio.
- Produto educacional: Transformações geométricas : bordando conceitos e divulgando atividades

Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental (2015)

- Tema: Estudo e apropriação da Geometria para o ensino nos anos iniciais.
- Nível de ensino: Fundamental.
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental
- Produto educacional: Clact, Clact: Geometria e Professoras Dos Anos Iniciais!

Formação de professores da educação infantil sobre o conceito de localização na perspectiva histórico-cultural (2023)
- Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil
- Nível de ensino: Infantil
- Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
- Produto educacional: Ensino de matemática de educação infantil
Movimento formativo com professoras de anos iniciais sobre conceitos de adição e subtração (2022)
- Tema: Estudos conceituais sobre adição e subtração para os anos iniciais
- Nível de ensino: Fundamental
- Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
- Produto educacional: Ensino de matemática e anos iniciais: adição e subtração
Estudos sobre Geometria a partir da perspectiva Histórico – Cultural
- Tema: Trabalho de formação continuada de professores dos anos iniciais com geometria, e seus respectivos aluno sobre geometria embasada em propostas didáticos-pedagógicas a partir da perspectiva Histórico-Cultural.
- Nível de ensino:
- Público: Professores dos anos iniciais que atuam na rede pública de ensino do Espírito Santo
- Produto educacional: Em construção…
Estudos sobre grandezas e medidas com professores da Educação Infantil, na perspectiva Histórico-Cultural
- Tema: Estudos sobre grandezas e medidas em uma perspectiva de movimento lógico-histórico dos conceitos
- Nível de ensino: Graduação
- Público: Professores da Educação Infantil
- Produto educacional: Matemática e educação infantil: estudos sobre a grandeza comprimento com professores da educação infantil.
Estudo dos conceitos de área e perímetro a partir de um movimento lógico-histórico
- Tema: Área e Perímetro; grandezas e medidas; grandezas geométricas
- Nível de ensino: Educação Básica
- Público: Licenciandos de Matemática e Pedagogia
- Produto educacional: Em construção…