Processos Formativos – Cursos

O Grupem tem realizado diferentes ações que envolvem a tríade pesquisa, ensino e extensão. Dentre as ações, estão os cursos de extensão, que são vinculados a programas de extensão. Os cursos buscam desenvolver a formação de professores da rede pública que ensinam matemática e que atuam desde a Educação Infantil até os Anos Finais da Educação Básica. As ações de formação são desenvolvidas por meio de oficinas pedagógicas, estudos teóricos e metodológicos e ações de ensino em sala de aula.

A seguir, indicamos os cursos que o Grupem realizou bem como alguns detalhes: tema, público alvo, nível de ensino e as produções articuladas com cada um.

 

Estudo sobre localização na Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural (2021)

  • Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil.
  • Nível de ensino: Infantil
  • Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
  • Produto educacional: Em produção.

 

Estudo dos conceitos de adição e subtração para os anos iniciais na perspectiva Histórico-Cultural (2020)

  • Tema: Estudos conceituais sobre adição e subtração para os anos iniciais.
  • Nível de ensino: Fundamental.
  • Público: Professores e professoras que lecionam Matemática no Ensino Fundamental I
  • Produto educacional: Em produção.

 

Ensino de matemática para a Educação Infantil (2018)

            Ensino de matemática e educação infantil: números naturais

                   

 

Multiplicação e divisão no ensino fundamental (2017)

 

Redescobrindo frações e seus significados (2016)

            O movimento de aprendizagem docente sobre frações: ideias e reflexões em formação contínua de professores dos anos iniciais 

                       

 

Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas (2015)

 

Investigações sobre transformações geométricas (2015)

 

Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental (2015)

 

Formação de professores da educação infantil sobre o conceito de localização na perspectiva histórico-cultural (2023)

  • Tema: Estudo e discussões sobre a abordagem e o ensino do conceito de localização para crianças da Educação Infantil
  • Nível de ensino: Infantil
  • Público: Professores que ensinam matemática na Educação Infantil
  • Produto educacional: Ensino de matemática de educação infantil

 

Movimento formativo com professoras de anos iniciais sobre conceitos de adição e subtração (2022)

 

Estudos sobre Geometria a partir da perspectiva Histórico – Cultural

  • Tema: Trabalho de formação continuada de professores dos anos iniciais com geometria, e seus respectivos aluno sobre  geometria embasada em propostas didáticos-pedagógicas a partir da perspectiva Histórico-Cultural.
  • Nível de ensino: 
  • Público: Professores dos anos iniciais que atuam na rede pública de ensino do Espírito Santo
  • Produto educacional: Em construção…

 

Estudos sobre grandezas e medidas com professores da Educação Infantil, na perspectiva Histórico-Cultural

 

Estudo dos conceitos de área e perímetro a partir de um movimento lógico-histórico

  • Tema: Área e Perímetro; grandezas e medidas; grandezas geométricas 
  • Nível de ensino: Educação Básica
  • Público: Licenciandos de Matemática e Pedagogia
  • Produto educacional: Em construção…