- Dissertação: APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
- Autor: Mayara Moraes Cardozo Coutinho
- Data: 2022
- Produto Educacional: Trabalho pedagógico, formação de professores e organização do ensino no estágio
- Orientador(a): Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Coorientadora: Dra. Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Dissertação: PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COMO MOBILIZADOR DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
- Autor: Glauciony Espiridon
- Data: 2021
- Produto Educacional: Processo formativo de professores dos anos iniciais como mobilizador de conhecimentos relativos ao sistema de numeração decimal
- Orientador(a): Alex Jordane de Oliveira
- Linha de pesquisa: Educação Matemática
- Dissertação: INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO EM MEIO À PANDEMIA COVID-19
- Autor: Thiago Guedes Strassemann
- Data: 2021
- Produto Educacional: Função: uma proposta lógico-histórica em tempos de pandemia
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Educação Matemática
- Dissertação: INTRODUÇÃO AO ENSINO DE EQUAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL
- Autor: Fernando Campos Alves
- Data: 2020
- Produto Educacional: Educação de jovens e adultos e o ensino de equações: proposições didáticas
- Orientador(a): Dilza Côco e Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas
- Dissertação: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: NÚMERO NATURAL EM DEBATE
- Autor: Dayane de Souza Gomes
- Data: 2020
- Produto Educacional: Ensino de matemática e educação infantil: números naturais
- Orientador(a): Dilza Côco e Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
- Autor: Fabiany Cezário Dias Torezani
- Data: 2020
- Produto Educacional: Ensino de matemática e educação infantil: grandezas e medidas
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS E UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS
- Autor: Glaziéla Vieira Frederich
- Data: 2019
- Produto Educacional: Grandezas geométricas e elaboração de plantas baixas residenciais
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas
- Dissertação: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: APRENDIZAGENS NO COLETIVO
- Autor: Yolanda Pinto dos Santos
- Data: 2019
- Produto Educacional: Ações envolvendo multiplicação e divisão em formação continuada de professores dos anos iniciais.
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS E SEUS USOS EM TAREFAS SOBRE FRAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
- Autor: Fabiola Barcelos Risso
- Data: 2018
- Produto Educacional: Materiais didáticos e tarefas de formação sobre frações
- Orientador(a): Dilza Côco e Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: MOVIMENTO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO
- Autor: Aparecida Ferreira Lopes
- Data: 2017
- Produto Educacional: O movimento de aprendizagem docente sobre frações: ideias e reflexões em formação contínua de professores dos anos iniciais
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: DISCUSSÕES E AÇÕES ENVOLVENDO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA DE LICENCIANDOS
- Autor: Emerson Clayton do Nascimento Miranda
- Data: 2017
- Produto Educacional: Raciocínio proporcional: indo além do algoritmo
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS EM FORMAÇÃO CONTÍNUA SOBRE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
- Autor: Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos
- Data: 2017
- Produto Educacional: Formação contínua de professores dos anos iniciais sobre frações: uma proposta a partir da abordagem histórico cultural
- Orientador(a): Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MAQUETE ELETRÔNICA PARA ENSINO DE GRAFOS: APRENDIZAGENS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
- Autor: Lauro Chagas e Sá
- Data: 2016
- Produto Educacional: Ensinando grafos a partir de abordagem histórico-investigativa
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas
- Dissertação: CONHECIMENTOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL
- Autor: Marinalva Conceição de Souza
- Data: 2016
- Produto Educacional: Literatura e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas
- Orientador(a): Dilza Côco e Antonio Henrique Pinto
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS EM FORMAÇÃO CONTINUADA]
- Autor: Roberta Resurreição Souza
- Data: 2016
- Produto Educacional: Clact, clact: geometria e professoras dos anos iniciais
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: (RE)CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
- Autor: Sabrine Costa Oliveira
- Data: 2016
- Produto Educacional: Transformações geométricas: bordando conceitos e divulgando atividades
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E EM REDES SOCIAIS NO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
- Autor: Organdi Mongin Rovetta
- Data: 2015
- Produto Educacional: Geometria nas redes sociais: curta essa ideia!
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas
- Dissertação: JOGO SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
- Autor: José Carlos Thompson da Silva
- Data: 2014
- Produto Educacional: Combinando na cidade
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: APRENDIZAGENS DOCENTES EM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DIVISÃO: NARRATIVAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS
- Autor: Lydia Marcia Braga Bazet
- Data: 2014
- Produto Educacional: Narrativas sobre o conceito de divisão em grupo de estudos
- Orientador(a): Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
- Dissertação: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO DE SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
- Autor: Anna Christina Alcoforado Corrêa
- Data: 2013
- Produto Educacional: Pibid Matemática – Campus Vitória: Ambiente Virtual Colaborativo
- Orientador(a): Antonio Henrique Pinto e Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de Professores
Dissertações em andamento
- Projeto de Doutorado: Contribuições da Abordagem Histórico Cultural para atividades lúdicas com o ensino de matemática
- Autor: Adriano de Souza Viana
- Data de início: 2021
- Orientador: Alex Jordane
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Doutorado: Professores da educação infantil em ações de estudos que potencializam o processo de significação da atividade de ensino de matemática
- Autor: Fabiany Cezário Dias Torezani
- Data de início: 2021
- Orientador: Dilza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Doutorado: Apropriação do conhecimento científico sobre sólidos geométricos por professores no clube de Matemática
- Autor: Organdi Mongin Rovetta
- Data de início: 2021
- Orientador: Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: Uma proposta de formação de professores que ensinam matemática para desenvolvimento do pensamento matemático com foco no pensamento computacional
- Autor: Daniel Redinz Mansur
- Data de início: 2020
- Orientador: Alex Jordane
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: Formação de professores da educação infantil sobre o conceito de localização na perspectiva histórico-cultural
- Autor: Marcela Mariah Leite Silva
- Data de início: 2020
- Orientador: Dilza Côco e Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: Formação de professores em um clube de matemática: aprendizagens da docência sobre proporcionalidade a partir da perspectiva histórico-cultural
- Autor: Rayara Barroca Silva
- Data de início: 2020
- Orientador: Sandra Aparecida Fraga da Silva e DIlza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: Formação de professores que ensinam matemática na educação infantil, séries iniciais na perspectiva da atividade orientadora de ensino
- Autor: Luciano Fonseca Pinto
- Data de início: 2019
- Orientador: Alex Jordane
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: O Pensamento computacional na Formação Continuada de Professores de Matemática: Sob a Perspectiva Histórico-Cultural
- Autor: Marcos Paulo Tavares da Silva
- Data de início: 2019
- Orientador: Alex Jordane
- Linha de pesquisa: Formação de professores
- Projeto de Mestrado: Formação de professores para discutir operações básicas na etapa de alfabetização
- Autor: Zleinda Schultz Kuster
- Data de início: 2018
- Orientador: Sandra Aparecida Fraga da Silva e DIlza Côco
- Linha de pesquisa: Formação de professores