Pós-Doutorado

Dra. Amanda Eiriz Feu

Graduada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018), com mestrado (2020) e doutorado (2024) pela mesma instituição, com ênfase em Produtos Naturais. Ao longo de sua trajetória acadêmica, publicou artigos científicos em revistas de alto impacto, destacando-se pela investigação de alcaloides da família Amaryllidaceae e sua aplicação em estudos farmacológicos. Possui experiência em Química Orgânica e Fitoquímica, com contribuições significativas no desenvolvimento de métodos analíticos, particularmente no uso de Espectrometria de Massas de alta e baixa resolução para a caracterização de metabólitos secundários. Sua produção acadêmica reforça sua expertise em técnicas metabolômicas e no emprego da plataforma GNPS para análise e interpretação de dados. Atualmente, é pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense, nível DTI A, atuando no Centro Multiusuário para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de Vila Velha localizado no IFES Vila Velha, onde também possui experiência na área de petroleômica.

Currículo lattes

 

Dr. Eclair Venturini Filho

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa UFV (2014), com pesquisa na síntese de complexos bioativos e fungicidas derivados de ditiocarbimatos. Mestre em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (2016), com estudos em compostos de coordenação luminescentes derivados de metais Terras Raras. Doutor em Química pela UFES (2021), com pesquisa na síntese de novos híbridos moleculares contendo núcleos heterocíclicos e ferroceno, visando potencial atividade anticâncer. Licenciado em Química pela UFES (2023), com projeto voltado para propostas de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Realizou pós-doutorado na UFES, investigando a síntese estereosseletiva, ancoragem molecular e avaliação das atividades antioxidante e antiproliferativa de novos polifenóis naftoquinônicos. Atualmente realiza pós-doutoramento no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, no Centro Multiusuário para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de Vila Velha (CMVV), desenvolvendo pesquisa com técnicas de espectrometria de massas e cromatografia líquida de alta eficiência na área de química analítica e toxicologia forense, com foco em estudos ômicos para caracterização e valorização de produtos agroindustriais do Espírito Santo.

Currículo lattes

 

Dra. Larissa Campos Motta

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, 2014), Mestre (2018) e Doutora (2025) em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). No mestrado, desenvolvi um projeto interdisciplinar e pioneiro na área de Entomologia Forense, aplicando técnicas de Balística Forense para a detecção de resíduos de disparo de arma de fogo em larvas cadavéricas. A metodologia empregou Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES) para a quantificação dos resíduos metálicos, demonstrando o potencial forense da técnica na investigação de crimes envolvendo armas de fogo.Atuei profissionalmente na empresa Alianto, inicialmente como Assistente da Qualidade e, posteriormente, como Assistente Técnico de Nível Superior, prestando suporte técnico especializado a clientes, realizando planejamento e execução de experimentos para validação de métodos, além de contribuir para a implementação de Boas Práticas de Laboratório (BPL) e desenvolvimento de metodologias analíticas.Durante o doutorado, concentrei minha pesquisa na área de metabolômica e lipidômica aplicada à saúde humana, com ênfase na identificação de candidatos a biomarcadores de lesão renal aguda (LRA) em pacientes submetidos ao transplante hepático ortotópico. Para isso, utilizei técnicas avançadas de espectrometria de massas, como MALDI-TOF MS e LC-MS/MS, aplicadas a amostras de soro humano coletadas no período pós-operatório. O estudo visa contribuir para o diagnóstico precoce e a compreensão dos mecanismos bioquímicos envolvidos na LRA, com potencial impacto clínico na condução terapêutica desses pacientes.

Currículo lattes

 

Dra. Lindamara Maria de Souza

Graduada no curso de Bacharel em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui estágio no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleo (LabPetro – UFES), realizando a caracterização de petróleo de poços variados. Para a confecção da monografia estudou o envelhecimento de polímeros com finalidade de utilizá-los como componentes de dutos flexíveis usados no processo de extração e transporte de petróleo. Mestre em Química pela UFES, na área de Química Analítica, subárea Química Forense, concluído em março de 2014. Doutora em Química pela UFES, na área de Química Analítica, subárea Química do Petróleo. Pós-doutoranda em Química pela UFES, na área de Química do Petróleo.

Currículo lattes