Colaboradores

Dr. Valdemar Lacerda Júnior

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Goiás (1997), Mestre em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2000), Doutor em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2004), Pós-Doutor em Química Orgânica, pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2006. Chefe do Departamento de Química por 2 mandatos consecutivos de 2007-2011. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo por 4 mandatos consecutivos (2011-2019). Diretor de Pós-Graduação da PRPPG/UFES (2019-2020). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES (2020-atual). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq de 2009-2022 e Bolsista de Produtividade do CNPq 1D desde 2022-atual. Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Ciências Exatas da FAPES (2012-2014). Membro do Conselho Científico Administrativo da FAPES – CCAF (2013-2016) e (2024-atual). Membro do Conselho Universitário da Ufes (2012-2014), Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (2020-atual), Membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Vitória (2015-atual), Membro do CDE/SEBRAE-ES (2020-2024), Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Concitec (2023-atual). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Ressonância Magnética Nuclear e espectrometria de massas, Cálculos Teóricos, Síntese Orgânica e Química do Petróleo. Supervisionou 8 estágios de pós-doutoramento. Orientou 15 teses de doutorado, 24 dissertações de mestrado, 54 trabalhos de orientação de iniciação científica e 19 trabalhos de conclusão de curso. Publicou 6 livros 11 capítulos de livros, 7 pedidos de depósito de patentes, 169 artigos em periódicos internacionais de alto fator de impacto, com Fator H 27.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9819471276433138

 

 

Dr. Paulo Roberto Filgueiras

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2004), graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e doutorado em Doutorado em Quimica – UNICAMP pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: crude oil, chemometrics, petroleum e pls. No perído de março de 2019 a março de 2021 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1907915547207861

 

 

Dra. Denise Coutinho Endringer

Denise Coutinho Endringer possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002; 2007), com estágio na Purdue University, EUA, onde desenvolveu ensaios de quimioprevenção do câncer com o Instituto Nacional de Câncer dos EUA. É professora titular e Reitora da Universidade Vila Velha (UVV), orientando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Assistência Farmacêutica e atuando como Pesquisadora Sênior no Instituto Capixaba de Ciências e Administração. Sua produção científica se concentra em fitoquímica, avaliando alimentos, algas e plantas medicinais. Realiza análises químicas e biológicas de produtos naturais, incluindo ensaios de indução de quinona redutase, inibição de NF-kB e aromatase (CYP19). Na Assistência Farmacêutica, foca-se na saúde mental e em cuidados farmacêuticos para reduzir complicações em doenças crônicas.Com mais de 150 publicações, contribui para a inovação e o uso racional de produtos naturais e destaca-se pelo compromisso com a pesquisa aplicada e a formação de profissionais em saúde.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6424432214565576

 

 

Dr. José Aires Ventura

Tem graduação (B.Sc.) em Agronomia (1973), especialização em Micologia (1975), Mestrado em Fitopatologia (Agronomia), na área de concentração em Epidemiologia, pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa em 1993. É Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, desde 1976, tendo ocupado a gerência do Laboratório de Fitopatologia de 1976 a 1989; foi Chefe do Departamento de Planejamento e Operações Técnicas de 1988 a 1989, Diretor Técnico de 1995 a 1999 e Chefe da Área de Pesquisa do Incaper de 2000 a 2016. É orientador credenciado nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e do programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. Tem uma produção bibliográfica superior a 640 trabalhos incluindo artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, resumos em períodicos e anais de eventos científicos. Possui 15 produtos tecnológicos, 6 patentes e registros depositados, 2 software, 1 processo ou técnica e outros 318 itens de produção técnica e científica. Recebeu mais de 15 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Prêmio Frederico de Meneses Veiga, da Embrapa. Atua na área de Fitopatologia e Biotecnologia. Interagiu com a Empresa Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão como professor e orientador de estudantes de graduação. Atualmente tem colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na execução de pesquisas e na orientação de estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal e em Biotecnologia e no Mestrado da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. É consultor ad hoc junto a várias instituições de ensino, pesquisa e fomento, sendo coordenador de 7 projetos de Pesquisa em Fitopatologia e Inovação. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Doenças de Plantas, Controle, Manejo, Fitopatologia, Biotecnologia, Abacaxi, Banana, Mamão, Fusarium, Fungos e Resistência.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8687116881326074

 

 

Dr. Jose Geraldo Mill

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987). É Professor Titular de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFES. É sócio titular da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordena as linhas de pesquisa em ‘Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares’ e ‘Fisiopatologia Cardiovascular’, com ênfase em estudos nas áreas de infarto do miocárdio e hipertensão arterial. É pesquisador 1A do CNPq e coordenador do Centro de Investigação ELSA (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) no Espírito Santo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM-Ebserh) da UFES.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2497419234600362

 

 

Dr. Valerio Garrone Barauna

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP, 2003), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP, 2006), doutorado em Ciências (ênfase em cardiologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular (FM-USP, 2009) e pós-doutorado pela Johns Hopkins Hospital em Baltimore, EUA e pelo Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor-FM/USP. Atualmente é professor de Fisiologia Humana e do Exercício Físico no Dept. de Ciências Fisiológicas (UFES). Tem experiência na área de fisiologia cardiovascular e biologia molecular. Investiga principalmente nos seguintes temas: Fisiologia e Biologia Molecular do Exercício Físico, cfDNA, Espectroscopia Vibracional e Biomarcadores na Doença e no Exercício Físico. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas/UFES. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/158388256444742

 

 

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (CENPES)

CENPES é uma referência global ao integrar tecnologia, pesquisa aplicada e sustentabilidade à indústria petroleira, consolidando-se como um dos maiores complexos de pesquisa para o setor energético no mundo. A colaboração atual com o CENPES visa adquirir, instalar e implementar equipamentos analíticos avançados para aprimorar a infraestrutura necessária ao estudo das propriedades físico-químicas do petróleo e de suas frações.

Site: Petrobras

 

 

Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES)

Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, a Universidade Federal do Estado do Espírito Santo e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. O presente instrumento tem por objetivo a cooperação técnica entre os partícipes, com vistas ao desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, voltados para o ensino, pesquisa e extensão, treinamento de recursos humanos, desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias e conhecimentos, bem como planejamento e desenvolvimento institucional.

Site: PCES

 

 

Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES)

A PCIES colabora no projeto de pesquisa para o Desenvolvimento do Núcleo de Excelência em Ciências Forenses e Química dos Alimentos do Espírito Santo, com o objetivo de estabelecer um centro de excelência voltado para o estudo e criação de metodologias analíticas inovadoras. Este núcleo busca facilitar a resolução de desafios na área de Química Forense e Química de Alimentos, utilizando técnicas avançadas, como espectrometria, espectroscopia e métodos eletroanalíticos.

Site: PCIES

 

 

Georgia Institute of Technology – Fernández Group

O Laboratório Fernández, liderado pelo Prof. Facundo Fernández no Instituto de Tecnologia da Geórgia, é reconhecido por sua expertise em espectrometria de massas bioanalítica, metabolômica e desenvolvimento de instrumentação analítica. Sua colaboração com o CMVV fortalece pesquisas em química forense e diagnóstico clínico, integrando técnicas avançadas de análise química.

Site: Fernández Lab

 

 

Universidade Federal de Goiás – Grupo LaCEM

A Universidade Federal de Goiás (UFG) atua como um importante polo de pesquisa nas áreas de cromatografia e espectrometria de massas, com foco em aplicações para petroleômica, metabolômica, lipidômica e química forense. Em colaboração com o CMVV, contribui para o avanço de projetos conjuntos que impulsionam o progresso científico e tecnológico em análises químicas complexas.

Site: LaCEM